Blog do Gomes

Blog do Gomes

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Acontecia no país de Jesus



Era uma vez um país, longe, muito longe daqui. Todos celebravam as festas. Um dia chegaram cavaleiros, muitos, aos milhares, pareciam nuvens de gafanhotos, e conquistaram aquela terra. A partir daquele dia, as crianças deixaram de brincar na rua. Ficaram quetinhas em casa. Esqueceram-se de empinar arraia. De repente, não aprontavam mais nem pintavam o sete. A alegria da família ficou menor. Também às comunidades chegou uma tristeza que cresceu tanto que as pessoas começaram a curvar-se. Tudo começou com os jovens e adultos. E essa espécie de doença pegou. Todo o mundo caminhava olhando pro chão. Ninguém enxergava ninguém. Ninguém tinha a coragem de levantar a cabeça. Alguém achava que até devia existir uma lei para que todos se comportassem desse jeito. Respiravam com dificuldade, mas mesmo assim continuaram olhando para o chão. Esqueceram-se de sorrir: para que sorrir, se ninguém podia ver o rosto do outro? Esqueceram as histórias que os antepassados contavam nas praças. A festa sumiu da cabeça dos jovens.

Mas num pequeno povoado havia um garotinho que crescia por dentro, que contemplava as situações de sofrimento. Sentia também ele a dor na sua casa. Os impostos atingiam a todos. Pedreiro, que nem ele, pagava direitinho as taxas. E entre encomenda e biscate refletia com seus botões: "As coisas não podem continuar dessa maneira. Assim não dá. Não temos nem ar para respirar. Deus vai dar um basta em tudo isso!". E aquele pedreiro - carpinteiro que ia de aldeia em aldeia começou a dizer: "Agora chega! O tempo se cumpriu. O reino de Deus está acontecendo: Levantem a cabeça, respirem e cantem, está perto a vossa libertação" (Lc 19,28). E todo o mundo sentiu no corpo aquele vendaval de vida e liberdade. Começaram a convidar o vizinho a "levantar a cabeça", e a cantar na praça e na comunidade: Levante a cabeça, irmão! Levante a cabeça, irmã! A virada do Reino chegou! Acredite no Evangelho! (Mc 1,14-15).

E a praça voltou a ser do povo e ganhou nome novo: "Praça das crianças!" Outros a chamavam "Praça da Alegria" e outros chamavam de: "Sonho de Liberdade!". Assim acontecia uma vez em Nazaré, na Galiléia, no país de Jesus. Aquela Boa Notícia se espalhou além do Brasil! E por toda região se escuta uma música e se canta ate hoje um refrão: "Levante a cabeça, comece a pensar, coloque cada coisa no seu devido lugar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário