Blog do Gomes

Blog do Gomes

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Centurião Cornélio

Homem de inteira confiança, Cornélio era um oficial competente no exército romano estacionado em Cesaréia. Ele tinha responsabilidade, reconhecimento e mais dinheiro do que a média das pessoas. Inspirava respeito, e dispunha de poder.

Vivia longe do seu Lar, mas estava acostumado a essa vida. Com freqüência mudava-se para outras regiões. E, apesar de seu cargo e destas situações, ele comandava sua tropa, um grupo de 100 homens, como um oficial justo e bondoso, ao contrário de outros que agiam com crueldade e eram tacanhos. Isto não pode confundi-lo com um homem de fraquezas, mas sim com um homem bem-acabado e seguro, já que se fosse preciso ele demonstraria seu amor e dedicação ao Imperador e ao Império Romano, e isto com sua espada. Não há, em Cornélio, sede de vingança mesquinha, ou necessidade de exercer violência simplesmente pelo ato.
Embora tivesse uma parcela saudável de energia humana, Cornélio percebeu que a vida é mais do que dinheiro, poder, servos e prestígio. Essas não eram qualidades que satisfizessem. Era necessário ter comunicação com o Pai Celestial para ser completo, e os que faziam parte de sua família comungavam de seu entusiasmo pelas coisas espirituais e eternas.
Normalmente, o centurião vivia sob considerável tensão, era o sustentáculo do exército romano, se ele não funcionasse direito, a coorte (600 homens), e a legião (6.000 homens), eram inúteis. Na maioria dos casos ele fazia carreira militar. Coragem era a mais proeminente qualidade, se o país fosse atacado, esperava-se que o centurião defendesse seu terreno ou morresse lutando. Para isso tinha total responsabilidade sobre seus homens, em três aspectos: primeiro na área da disciplina, podia açoitar seus soldados como também executá-los; segundo, era manter as tropas em forma física, com exercícios regulares; terceiro, e não menos importante, na própria batalha era responsável direto pelo desempenho de seus homens.
Cornélio recebeu uma visão durante as primeiras horas da tarde, um anjo de Deus o assustou. O centurião fixou os olhos no visitante, sabia que não se tratava de sonho, estava bem acordado e gozava de boa saúde. Imediatamente Cornélio perguntou: "Que é Senhor?"
Deus desejava explicar o evangelho de Jesus Cristo a um soldado gentio. Pedro, o apóstolo, aparece em cena, designado por Deus para cumprir sua vontade, o valente apóstolo foi modelado no mesmo molde de Cornélio. Os dois receberam uma ordem, e a cumpriram a risca, numa só palavra.
Pedro expôs o evangelho completo de Jesus ao gentio comandante romano, e enquanto falava, o Espírito Santo caiu sobre Cornélio e sua família, indício claro de que eles criam sinceramente no que tinham ouvido. Cornélio e seus amigos convidaram Pedro e seu grupo a permanecer com eles. Durante alguns dias continuaram com a troca de experiências e ensino da doutrina cristã.

Jesus e o Centurião


O texto em Mateus [8:5] nos mostra uma característica muito interessante para aqueles que alguma coisa de Deus quer obter.
Diz o texto que: “Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo. Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.”
Este relato é complementado pelo texto de Lucas [7:1]. Lucas diz que não foi bem o centurião quem foi até Jesus: “enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo”.
Até aqui dá para fazermos várias colocações. Um centurião segundo a enciclopédia Wikipédia, é um chefe de soldados, geralmente de um conjunto de cem. Os centuriões eram soldados romanos que se encontravam naquela época em Israel. Os textos de Mateus e Lucas não são divergentes. Eles se completam. Tanto é que Mateus diz: “apresentou-se-lhe”. Nesta conjugação verbal fica claro que alguém apresentou o centurião, falando dele para Jesus.
O centurião escolheu anciãos de Israel para falar com Jesus. O que na minha concepção mostra sua consciência com relação as suas falhas humanas e a sua percepção de que a benção era para os judeus, já que Jesus vinha fazendo grandes prodígios no meio deles.
Mesmo sendo chefe de soldados, não se sentiu digno de ir pessoalmente conversar com aquele homem que fazia maravilhas. Quantas pessoas atualmente não se acham donas da verdade e fazem questão de se impor só por sustentarem um título ou serem uma autoridade humana?
Outra característica a se observar no centurião é a de que ele estava preocupado com seu servo. Segundo o relato de Mateus, a mensagem do centurião foi a de quem implora. Implorar pode ser definido conforme dicionário da língua Portuguesa como pedir encarecidamente com humildade.
Creio que neste momento houve uma identificação muito grande entre aquela situação do centurião com seu servo da situação de Deus com seu povo. O verdadeiro senhor se preocupa com seus servos.
Um pouco mais a frente no livro de Mateus, em [18:4] observamos: “Portanto aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus”. Trata-se de um outro episódio, mas justifica o que pode ter chamado a atenção Jesus. A forma como se humilhou aquele centurião.
Porém a surpresa maior ainda estaria por vir: ao chegar próximo a casa do centurião, este enviou a seguinte mensagem a Jesus: “Senhor não sou digno que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este vai, e ele vai; e a outro: vem, e lê vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz”.
O texto sagrado confirma que Jesus ficou admirado com aquela expressão de fé.
Além de expressar mais uma vez não se achar digno da presença do Senhor, ainda cria de maneira sobrenatural que Jesus poderia de longe ordenar com palavras a cura do seu servo: “Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta”.
Que fato interessante. Ele não se achava digno de ter Jesus em sua casa. Ele era romano, um chefe de soldados e, Jesus diz que não encontrou fé como a do centurião no meio do seu povo.
Para finalizar o evento, após uma exortação ao povo de Israel, Jesus diz ou manda dizer ao centurião: “Vai-te, e seja feito conforme a tua fé. E naquela mesma hora, o servo foi curado”.
As atitudes frente à face de Jesus nos chamam atenção: primeiro a humilhação espiritual, depois creu de maneira sobrenatural. Certamente estes são alguns requisitos para a transformação da vida daqueles que precisam de um socorro.

A mulher samaritana



Entre os milhares de diálogos de Jesus, Deus nos preservou apenas alguns. O fato de ter poucas conversas dele, nos leva a guardá-las com todo carinho. João 4 registra um diálogo repleto de lições espirituais. Se faz muito tempo que você não lê João 4, leia mais uma vez e refresque a memória. Com Jesus aprendemos muito sobre alcançar as pessoas com o evangelho. Com a mulher aprendemos como reagir diante do evangelho.

Examine os métodos didáticos de Jesus. Em primeiro lugar, ele transpôs barreiras para ensinar. Ele estava cansado, com fome e sedento. Havia pouca perspectiva de convertê-la, uma mulher samaritana pecadora a quem jamais tinha visto e que parecia um tanto consternada dele lhe ter pedido água para beber. Em segundo lugar, Jesus arrumou uma oportunidade. Ele desviou a conversa da água que tinha pedido para a água viva que ele podia oferecer. Em terceiro lugar, Jesus convenceu do pecado. Quando ela lhe pediu da água viva, Jesus atendeu-lhe o pedido gerando nela a sede. Ele expôs o seu pecado para que ela desejasse a salvação.

Examine a reação da mulher para com Jesus. Em primeiro lugar, ela estava ansiosa para receber o que Jesus oferecia mesmo sem entender muito bem. Em segundo lugar, quando Jesus mostrou o seu pecado, ela não tentou se defender, nem ficou brava. Desmascarar o pecado é uma parte dolorosa mas fundamental do encontro com o evangelho. Em terceiro lugar, ela reconheceu que Jesus era Deus. Ela não teve preconceito a ponto de não crer em Jesus quando ele lhe mostrou quem era. Em quarto lugar, quando ela percebeu que ele era profeta, fez-lhe perguntas a respeito do modo de adorar. Somente quando levamos a Jesus todas as nossas dúvidas é que aprendemos com ele. Por fim ela contou a todos avidamente a respeito de Jesus, o que resultou num reavivamento religioso em meio aos samaritanos. Será que agimos como ela em relação a Jesus?

A MULHER CANANEIA



Marcos 7.25-30
“ Porque logo, certa mulher, cuja filha estava possessa de um espírito imundo, ouvindo falar dele, veio e prostrou-se-lhe aos pés; (ora, a mulher era grega, de origem siro-fenícia) e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demónio. Respondeu-lhes Jesus: Deixa que primeiro se fartem os filhos; porque não é bom tomar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, replicou, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos debaixo da mesa comem das migalhas dos filhos. Então ele lhe disse: Por essa palavra, vai; o demónio já saiu de tua filha. E, voltando ela para casa, achou a menina deitada sobre a cama, e que o demónio já havia saído.


Quando esta mulher se aproximou de Jesus ela tinha em mente que ele expulsasse o demónio que a criança tinha, porque era atormentada e sofria muito.
No entanto Jesus não se mostrou muito interessado em socorrer a criança de imediato, porque respondeu: “Deixa que primeiro se fartem os filhos; porque não é bom tomar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos. ”
Mas ela não se deixou intimidar por essa palavra de Jesus. Ela não ficou frustrada por causa dessa resposta, ela sabia Jesus ia curar a sua filha e teve ousadia e fé para prosseguir com o pedido, insistindo junto de Jesus pedindo-lhe as migalhas dos filhos.
A questão aqui é que para Deus não há diferença entre o pão inteiro e as migalhas. Quando Deus cura usa todo o seu poder seja com quem for, porque Ele não faz excepção de pessoas e ama a todos de igual modo. Deus não ama o pecado, mas sim ama o pecador e deseja que todo o homem e mulher sejam salvos e venham ao conhecimento da verdade.
Seja qual for o teu problema, Jesus quer curar-te. Ele quer que venhas a Ele e sejas sincero. Vai e diz-lhe o que te preocupa, dá-lhe a tua vida e verás que não receberás de Deus migalhas, mas sim o verdadeiro e inteiro Filho de Deus o qual deu a sua vida por resgate de muitos.

Jo 1:12 Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;

A mulher do fluxo de sangue



"Diga o que você pensa com esperança, pense no que você faz com fé e faça o que você deve fazer com amor."
Um dia enquanto Jesus caminhava, uma grande multidão o seguia, cumprimendo-o, havia ali uma mulher que já por doze anos padecia de um fluxo de sangue, sofrera muito na mãos de vários médicos, gastando tudo que possuia, sem achar nnenhum alívio, pelo contrario, piorava cada vez mais.
Tendo ela ouvido falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe no manto.
Dizia ela consigo: se tocar ainda que seja na orla do seu manto, estarei curada, no mesmo instante se lhe estancou a fonte de sangue, e ela teve a sensação de estar curada, Jesus percebeu imediatamente que saíra dele uma força e, voltando-se para o povo, perguntou: quem tocou minhas vestes?
Responderam-lhes os seus discípulos: vês que a multidão te cumprime e perguntas: quem me tocou?
E ele olhava em derredor para ver quem o fizera.
Ora, a mulher, atemorizada e trêmula, sabendo o que nela se tinha passado, veio lançar-se-lhe aos pés e contou-lhe toda verdade.
Mas ele lhe disse: filha, a tua fé te salvou.
Vai em paz e sê curada do teu mal (Mc 5,24-34)
Esbarrar é muito diferente de tocar em Jesus.
Uma multidão se cumprimia de todos os lados, muitos esbarravam nele, outros o agarravam pela roupa e pelo braço, mas só uma pessoa o tocou, somente pela fé é possivel tocar em Jesus.
A nossa fé toca em seu coração divino e generoso.
Os Evangelhos dão contínuo testemunho de fé e vida, eles não são a proposta de um estilo de comportamento ou uma nova filosofia, ao pensar assim, muitas pessoas os multilaram e empobreceram, reduziram-nos a um amontoado de regras e teorias, por essa mesma razao deixaram de experimentar a sua força.
Jesus, que ali se encontra, é vida para viver, experimentar e testemunhar.
Quando aquela mulher tocou Jesus, recebeu dele uma força que mudou seu coração e certamente toda a sua vida, Ele não só a curava a sua enfermidade, mas o poder que dele saiu conferiu a ela uma vida nova que começava naquele momento, uma vida de confiança e paz.
Se o que aconteceu com ela foi bom, não se compara ao que Deus quer fazer conosco:"Dar-vos-ei um coração novo e em vós porei um espirito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne.
Dentro de vós darei o meu espírito (Ez36,26-27a).
Só Deus tem o poder de transformar a vida de alguém e mudar seu coração e faz isso por meio de seu Espírito, que é fonte de força e poder.
Para a surpreza de muito Jesus esta vivo e não morto.
Atende aos que recorrem a Ele e salvando-os curando-os e le lhe fazendo toda a espécie de bem.
"ANTES QUE ME CHAMEM, EU RESPONDEREI, AINDA ESTARÃO FALANDO E EU OS ESCUTAREI..."
 

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A MULHER SÁBIA









Tema: A mulher precisa ter qualidades, das quais, depende a felicidade do lar.
!Lar doce lar?. Provavelmente você já ouviu esta frase antes. Completa por si mesma, e alvo de muitas famílias, esconde dentro dela uma realidade conhecida por poucos, a qual, pode ser definida pelas palavras de Salomão: !Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com suas próprias mãos? (Pv 14:1). Em outras palavras, Deus está nos dizendo que a mulher precisa ter qualidades, das quais, depende o bom sucesso do seu lar. Não haverá um lar doce e feliz sem uma mulher sábia. Para confirmar o que estamos dizendo estudaremos a vida da mulher sunamita (2Re 4:8-37).

A mulher sábia há de ter os olhos voltados para a obra do Senhor; v. 9

A mulher sábia há de ter contentamento; v. 13 Em Pv 30:21,23 somos informados que !a terra se alvoroça...com uma mulher aborrecida (sem contentamento ! descontente com o que recebemos de Deus) quando se casa."

Algumas mulheres não precisam de muita coisa para se aborrecer. Se uma agulha se perde o mundo o ouvirá. Pensemos no descontentamento de algumas mulheres e em como isso afeta seus filhos, e muito mais, seus maridos. Não poderá o marido viver alegre, afinal, quem deveria alegrar-lhe está sempre triste e reclamando. A sunamita era jovem, provavelmente bonita, e, sendo casada com um homem bem mais velho, estava impossibilitada de ter filhos. Para uma mulher daquele tempo isso era uma sinal muito triste. Podia ela viver !aborrecida?, mas não! Ela está satisfeita. Quando o profeta quis devolver a benfeitoria ela prontamente recusou, alegando: !Eu vivo feliz no meio do meu povo?. Para ela o simples fato de viver entre as pessoas que a amava e a respeita já era motivo de ser feliz. Seria bom se todos tivessem consciência de quando estão realmente bem. O coração contente não precisa de muito para sentir-se feliz e em paz. Contrário isso é o espírito de descontentamento que paira sobre muitas mulheres.

Tal foi o caso de Raquel, que numa condição igual a da Sunamita disse ao seu marido: !Me dá filhos senão eu morro?. Além de viver descontente culpa o marido pelo fato (Pv 30:15; 17:1 )

A mulher sábia atrai as bênçãos do Senhor; v. 14-17

Sim, afinal, !Deus não é injusto para se esquecer do vosso trabalho? (Hb 6:10). Os lares mais felizes e abençoados são aqueles onde a mulher edifica um espírito de contentamento e gratidão, pois, mesmo as bênçãos não pedidas e inesperadas chegam como recompensa do temor ao Senhor. Deus tem prazer em contemplar o desejo secreto !...porque, vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes? (Mt 6:8). Veja a Sunamita. Mesmo sem pedir, Deus lhe deu !um filho?. Uma mãe contente é uma mãe que espera em Deus, e é isso que ela deve transmitir aos filhos.

A mulher sábia tem a confiança da sua família; v. 18-19

Como é bom ter alguém com quem podemos contar sempre. Veja o desespero desse velho homem quando seu filho ficou doente. Que poderia ele fazer com as dores do seu filho? Mas ele tem uma auxiliadora, e sabe que pode contar com ela. Sua ordem ao servo expressa isso: !Leva-o a sua mãe. E ele o tomou e o levou a sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos...". O filho precisa de um colo e o marido de um ombro. Você é uma mulher assim? Seu marido pode contar com você nas horas mais difíceis? És tu um amortecedor dos impactos? Que seja! Faça tudo para ser. Sua família precisa de você. O marido precisa de uma mulher em quem confiar, pois esse é o propósito de Deus para a esposa, ou seja, !ser-lhe uma adjutora? para que !o coração do seu marido está nela confiado? (Pv 31:11-12).

A mulher sábia não é alvoroçadora; v. 20-23

Este é o ponto x para muitas mulheres.

?A mulher louca é alvoroçadora; é néscia e não sabe coisa alguma." (Pv 9:13).

Certamente não era esse o caso da Sunamita. O filho que recebera veio a adoecer e morrer em seu colo. Poderia sair correndo, injuriando, amaldiçoando, e acusando seu marido pela fatalidade. Muitas mulheres são alvoroçadoras, ou seja, irrequietas, assustadas e barulhentas. O comportamento de mulheres assim nos dias de angústia faz da casa um verdadeiro campo de guerra. Sua agitação e gritaria causa tamanha confusão no lar que todos tendem a escapar de sua revolta. Mas a mulher Sunamita é sábia, e seu comportamento no dia da adversidade mostra uma calma impressionante que é fruto da fé verdadeira. Nenhuma palavra louca saiu de seus lábios. Imediatamente ela pensou em Deus, e foi logo falar com aquele que o representava. Do marido pede apenas algumas providências matérias, e para não abala-lo, diz-lhe: !Não se preocupe?. De fato, quando a mãe tem seu coração confiado em Deus o lar goza calma. Sim, tudo o que Deus faz é bom!

1. O alvoroço de Sara trouxe Ismael ao mundo.

2. O alvoroço de Rebeca quase causou um assassinato; Gn 27:13

Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda. Tá bem. Pv 21:19

A mulher sábia confia seus filhos apenas a Deus! v. 25

Enquanto a maioria das pessoas de seu tempo consultaria os ídolos (I Re 1:2) a Sunamita vai diretamente a Deus. É fato que o desespero tem feito muitas mães levar sua casa para a idolatria, para os charlatões da fé, e para o espiritismo. A Sunamita tem consciência de que somente Deus pode ajuda-la. Tinha tal confiança na bondade de Deus, que estava pronta para crer que Ele restauraria o que havia agora retirado. Finalmente o filho amado foi restaurado vivo à sua mãe. Colocar um filho nas mãos de Deus e te-lo eternamente. Que o esforço maior de uma mãe seja o de por seus filhos nas mãos do Senhor.

A mulher sábia jamais ficará desamparada: 2Re 8:1-6 

A coragem de 3 Jovens crentes.













Daniel – 3:13-19 19 ¶  Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.18  E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.17  Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.16  Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.15  Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?14  Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?13  Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei.
Gostaria de falar um pouco sobre a coragem de três jovenzinhos, cujos nomes hebraicos eram Hananias, Misael e Azarias, que ao serem deportados para Babilônia, receberam os nomes de SADRAQUE, MESAQUE e ABEDNEGO.
Lá eles se destacaram pela coragem acompanhada pela inteligência, humildade e honestidade (Dn 1:17 Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.), por conta disso chegando assim a se tornar assistentes do grande rei Nabucodonosor (Dn 1:19 E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.), Nabucodonosor que mais tarde veio a conhecer e presenciar suas coragens.
Nabucodonosor o grande e temido rei conquistador, constrói uma estatua sua para ser adorado e marca um dia para tal ato.
Então chegando o grande dia, Nabucodonosor reúne todos os tocadores e seus instrumentos na praça central esperando o momento da adoração. E quando chega o momento todos se curvam e o adoram, exceto três jovens. Adivinha quem eram? Sadraque, Mesaque e AbedNego.
Diante dessa situação um língua-solta chega e relata o fato ao rei, que estava com o orgulho no ápice, mudando o semblante do rei, que ficou furioso, manda chamar a Sadraque, Mesaque e AbedNego.
Nabucodonosor tenta lhes dar uma nova chance, porém os ameaça dizendo se eles não se curvarem seriam jogados na fornalha, e qual seria o deus que poderia livrá-los da sua mão e da fornalha. (Dan :15 Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?)
Quer saber qual foi a resposta? Eu te digo!
Eles disseram: olha rei Nabucodonosor, se Deus vai nos livrar da fornalha ou não, não é da sua conta , mas uma coisa nós já sabemos, é que não vamos nos curvar diante da sua estátua". CORAGEM.  (Dan 3:16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. 18 E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.)
E hoje tem tantos homens se curvando diante de tanta coisa por ai, MOSTRANDO NÃO TER NENHUMA CORAGEM CRISTÃ.
Agora eu te pergunto.
Não seria mais fácil os três terem ajoelhado e aproveitado para orar e louvar a Jeová naquele momento? Eles não seriam jogados na fornalha e estariam bem com o rei!Mas um crente verdadeiro não trai sua própria consciência, MAS HONRA A Deus em coragem celestial. Diante desse tão lindo relato bíblico, eu gostaria destacar pelo menos seis considerações .

1- Vida pura de bom testemunho sem acusação.
Dn 1:19 - E o rei falou com eles; entre todos eles não "foram achados outros tais como" (COM UMA VIDA PURA COMO ELES) Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
Dan 3:4 Jovens em quem não houvesse defeito algum,(INCLUINDO MÁ FAMA OU VIDA DISSOLUTA) de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
Estes jovens já eram verdadeiros servos de Deus antes mesmos de serem levados para a Babilônia, e não se deixaram contaminar, não foi achada nenhuma falta contra eles eram de um belo testemunho, durante todo o tempo em que estiveram no palácio de Nabucodonosor.
Ande pelo mundo mais não se contamine com o mundo, viva uma vida onde todos olhem para você e te vejam como um referencial de coragem cristã, coragem de pagar o preço exigido por ser um seguidor de Jesus.
Existem muitos pastores que não tem uma vida limpa diante da sociedade, nem uma boa consciência para com a doutrina de Deus , por isso se acovardam quando mais precisam mostrar coragem diante das ameaças de satanás contra suas ovelhas e contra sua igreja.
Procure levar uma vida honesta com os homens e com Deus, não se esquecendo que a bíblia diz que aquele que não cuida de sua casa, como cuidará das coisas de Deus, então se você não consegue ser um bom testemunho na rua onde você mora, como quer ser um exemplo dentro de sua igreja e assim se posicionar corajosamente em prol do reino de Deus.
Viva sem acusação, viva uma vida honesta, e seja um testemunho vivo, esse é o primeiro passo para uma vida manifesta em coragem cristã.
Aqueles três irmãozinhos sabiam no que acreditavam, e jamais se acovardariam como a multidão.

2- Recuse seguir a multidão, seja corajoso no SENHOR.
Dn 3:12 - Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.
Como eu disse; eles poderiam ter ajoelhado e orado a Deus, mas eles estariam negando confiança em Deus e conseqüentemente coragem como bons soldados de Cristo.
Mas estes três jovens decidiram: "nós não vamos nos curvar a esta estatua como todo mundo esta fazendo". Mesmo diante desta ameaça de morte, corajosos no Senhor.
Eles viram que a multidão manifestava sua covardia fazendo o que era mau aos olhos de Deus.
Amados, basta olharmos em volta e veremos o mundo entrando nas igrejas. Eu vou sempre combater isso, não sou quadrado, ou antiquado, mas tenho visto igrejas fazerem festas juninas, e ainda vendendo "crentão", a igreja não precisa adorar o mundo com medo de fechar suas portas por não ter ninguém dentro dela, pois temos um Deus  que já nos garantiu o sucesso da igreja, Ele não deve ser uma imitadora medrosa, imitador é satanás. Recuse seguir a multidão seja corajoso, não seja um "Maria vai com as outras", busque direção do Espírito Santo, seja um soldado que não recue.
Não siga a multidão, pois o meu Deus nunca se importou com quantidades, mas sim com qualidades, seguir a multidão é sinal de incompetência pura, e covardia.
3. Mantenha-se firme
Dn 3:14 a 18 – 14 Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? 15 Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? 16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. 17 Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. 18 E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Que coisa linda é vermos pessoas que realmente confiam em Deus com tanta certeza e demonstram isso com manifestação de tamanha coragem.
Eles se mantendo firmes resolutos mesmo diante da amedrontadora fornalha 7 vezes mais aquecida.
Deus está buscando, procurando os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4:23),. Coragem para adorar a Deus desta maneira se posicionando contra toda baboseira que hoje leva o nome de adoração, mesmo diante de ameaças e chacotas.
É agora que se deve louvar ao Senhor, no calor da batalha corajosamente , ai é que se louva, na hora da luta é que se deve cantar. O cântico de vitoria é para aqueles que tiveram coragem para lutar.
4. Não tenha medo
Dn 3:19 - Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
Imagine você, estivesse agora diante de um rei que se achava deus, e tinha um histórico de grandes conquistas aterrorizadoras, e de repente seu rosto se transforma, ficando terrivelmente transtornado por ter sido contrariado, e olhando para você, ringindo os dentes. O que você faria?
Talvez voltássemos atrás, e resolvêssemos adorar a estátua.
É o que muitos crentes e muitas igrejas tem feito, não tem suportado a pressão do diabo A IRA DO MUNDO CONTRA ELA por meio de seus valores e costumes. Então com medo de perder muitas coisas fúteis e obsoletas , com prestigio, popularidade influencia ECT. Espiritualmente falando, ela  tem se dobrado diante do Deus entretenimento,  do deus pragmatismo, do deus tolerância etc.
Mas eles não tiveram medo de cara feia.
Amados irmãos. A bíblia diz que o nosso inimigo fica ameaçando, amedrontando, rugindo como um leão em nosso derredor querendo nos tragar (I Pe 5:8). Tentando nos intimidar, pondo medo em nos, mas devemos resistir corajosamente com nossa confiança posta em Deus.
Ele não vai conseguir se você se apegar a Deus. Por isso encare seu inimigo arme-se com a armadura de Deus de (Ef.6) pois o Senhor não nos deu espírito de medo, mas de coragem, de força, de bravura (II Tm 1:7).
Creia que você pode enfrentar este problema que você está passando, tenha coragem, como nossos irmãos, que mesmo Nabucodonosor fazendo a maior cara feia do mundo eles ainda puderam ter um sorriso em seus corações, pois eles sabiam que na hora certa Deus enviaria o socorro, e se ele não enviasse o socorro, cara feia não iria fazê-los perderem a benção. Eu sei que você pode.

Conclusão
É preciso coragem para renunciar a velha vida, é preciso coragem para renunciar as coisas do mundo.
É preciso coragem para seguir a Jesus.
Persevere no nome do Senhor, Ele te ama e enviará o socorro. CORAGEM.....