Blog do Gomes

Blog do Gomes

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Centurião Cornélio

Homem de inteira confiança, Cornélio era um oficial competente no exército romano estacionado em Cesaréia. Ele tinha responsabilidade, reconhecimento e mais dinheiro do que a média das pessoas. Inspirava respeito, e dispunha de poder.

Vivia longe do seu Lar, mas estava acostumado a essa vida. Com freqüência mudava-se para outras regiões. E, apesar de seu cargo e destas situações, ele comandava sua tropa, um grupo de 100 homens, como um oficial justo e bondoso, ao contrário de outros que agiam com crueldade e eram tacanhos. Isto não pode confundi-lo com um homem de fraquezas, mas sim com um homem bem-acabado e seguro, já que se fosse preciso ele demonstraria seu amor e dedicação ao Imperador e ao Império Romano, e isto com sua espada. Não há, em Cornélio, sede de vingança mesquinha, ou necessidade de exercer violência simplesmente pelo ato.
Embora tivesse uma parcela saudável de energia humana, Cornélio percebeu que a vida é mais do que dinheiro, poder, servos e prestígio. Essas não eram qualidades que satisfizessem. Era necessário ter comunicação com o Pai Celestial para ser completo, e os que faziam parte de sua família comungavam de seu entusiasmo pelas coisas espirituais e eternas.
Normalmente, o centurião vivia sob considerável tensão, era o sustentáculo do exército romano, se ele não funcionasse direito, a coorte (600 homens), e a legião (6.000 homens), eram inúteis. Na maioria dos casos ele fazia carreira militar. Coragem era a mais proeminente qualidade, se o país fosse atacado, esperava-se que o centurião defendesse seu terreno ou morresse lutando. Para isso tinha total responsabilidade sobre seus homens, em três aspectos: primeiro na área da disciplina, podia açoitar seus soldados como também executá-los; segundo, era manter as tropas em forma física, com exercícios regulares; terceiro, e não menos importante, na própria batalha era responsável direto pelo desempenho de seus homens.
Cornélio recebeu uma visão durante as primeiras horas da tarde, um anjo de Deus o assustou. O centurião fixou os olhos no visitante, sabia que não se tratava de sonho, estava bem acordado e gozava de boa saúde. Imediatamente Cornélio perguntou: "Que é Senhor?"
Deus desejava explicar o evangelho de Jesus Cristo a um soldado gentio. Pedro, o apóstolo, aparece em cena, designado por Deus para cumprir sua vontade, o valente apóstolo foi modelado no mesmo molde de Cornélio. Os dois receberam uma ordem, e a cumpriram a risca, numa só palavra.
Pedro expôs o evangelho completo de Jesus ao gentio comandante romano, e enquanto falava, o Espírito Santo caiu sobre Cornélio e sua família, indício claro de que eles criam sinceramente no que tinham ouvido. Cornélio e seus amigos convidaram Pedro e seu grupo a permanecer com eles. Durante alguns dias continuaram com a troca de experiências e ensino da doutrina cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário