Blog do Gomes

Blog do Gomes

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A coragem de 3 Jovens crentes.













Daniel – 3:13-19 19 ¶  Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.18  E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.17  Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.16  Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.15  Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?14  Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?13  Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei.
Gostaria de falar um pouco sobre a coragem de três jovenzinhos, cujos nomes hebraicos eram Hananias, Misael e Azarias, que ao serem deportados para Babilônia, receberam os nomes de SADRAQUE, MESAQUE e ABEDNEGO.
Lá eles se destacaram pela coragem acompanhada pela inteligência, humildade e honestidade (Dn 1:17 Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.), por conta disso chegando assim a se tornar assistentes do grande rei Nabucodonosor (Dn 1:19 E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.), Nabucodonosor que mais tarde veio a conhecer e presenciar suas coragens.
Nabucodonosor o grande e temido rei conquistador, constrói uma estatua sua para ser adorado e marca um dia para tal ato.
Então chegando o grande dia, Nabucodonosor reúne todos os tocadores e seus instrumentos na praça central esperando o momento da adoração. E quando chega o momento todos se curvam e o adoram, exceto três jovens. Adivinha quem eram? Sadraque, Mesaque e AbedNego.
Diante dessa situação um língua-solta chega e relata o fato ao rei, que estava com o orgulho no ápice, mudando o semblante do rei, que ficou furioso, manda chamar a Sadraque, Mesaque e AbedNego.
Nabucodonosor tenta lhes dar uma nova chance, porém os ameaça dizendo se eles não se curvarem seriam jogados na fornalha, e qual seria o deus que poderia livrá-los da sua mão e da fornalha. (Dan :15 Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?)
Quer saber qual foi a resposta? Eu te digo!
Eles disseram: olha rei Nabucodonosor, se Deus vai nos livrar da fornalha ou não, não é da sua conta , mas uma coisa nós já sabemos, é que não vamos nos curvar diante da sua estátua". CORAGEM.  (Dan 3:16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. 18 E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.)
E hoje tem tantos homens se curvando diante de tanta coisa por ai, MOSTRANDO NÃO TER NENHUMA CORAGEM CRISTÃ.
Agora eu te pergunto.
Não seria mais fácil os três terem ajoelhado e aproveitado para orar e louvar a Jeová naquele momento? Eles não seriam jogados na fornalha e estariam bem com o rei!Mas um crente verdadeiro não trai sua própria consciência, MAS HONRA A Deus em coragem celestial. Diante desse tão lindo relato bíblico, eu gostaria destacar pelo menos seis considerações .

1- Vida pura de bom testemunho sem acusação.
Dn 1:19 - E o rei falou com eles; entre todos eles não "foram achados outros tais como" (COM UMA VIDA PURA COMO ELES) Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
Dan 3:4 Jovens em quem não houvesse defeito algum,(INCLUINDO MÁ FAMA OU VIDA DISSOLUTA) de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
Estes jovens já eram verdadeiros servos de Deus antes mesmos de serem levados para a Babilônia, e não se deixaram contaminar, não foi achada nenhuma falta contra eles eram de um belo testemunho, durante todo o tempo em que estiveram no palácio de Nabucodonosor.
Ande pelo mundo mais não se contamine com o mundo, viva uma vida onde todos olhem para você e te vejam como um referencial de coragem cristã, coragem de pagar o preço exigido por ser um seguidor de Jesus.
Existem muitos pastores que não tem uma vida limpa diante da sociedade, nem uma boa consciência para com a doutrina de Deus , por isso se acovardam quando mais precisam mostrar coragem diante das ameaças de satanás contra suas ovelhas e contra sua igreja.
Procure levar uma vida honesta com os homens e com Deus, não se esquecendo que a bíblia diz que aquele que não cuida de sua casa, como cuidará das coisas de Deus, então se você não consegue ser um bom testemunho na rua onde você mora, como quer ser um exemplo dentro de sua igreja e assim se posicionar corajosamente em prol do reino de Deus.
Viva sem acusação, viva uma vida honesta, e seja um testemunho vivo, esse é o primeiro passo para uma vida manifesta em coragem cristã.
Aqueles três irmãozinhos sabiam no que acreditavam, e jamais se acovardariam como a multidão.

2- Recuse seguir a multidão, seja corajoso no SENHOR.
Dn 3:12 - Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.
Como eu disse; eles poderiam ter ajoelhado e orado a Deus, mas eles estariam negando confiança em Deus e conseqüentemente coragem como bons soldados de Cristo.
Mas estes três jovens decidiram: "nós não vamos nos curvar a esta estatua como todo mundo esta fazendo". Mesmo diante desta ameaça de morte, corajosos no Senhor.
Eles viram que a multidão manifestava sua covardia fazendo o que era mau aos olhos de Deus.
Amados, basta olharmos em volta e veremos o mundo entrando nas igrejas. Eu vou sempre combater isso, não sou quadrado, ou antiquado, mas tenho visto igrejas fazerem festas juninas, e ainda vendendo "crentão", a igreja não precisa adorar o mundo com medo de fechar suas portas por não ter ninguém dentro dela, pois temos um Deus  que já nos garantiu o sucesso da igreja, Ele não deve ser uma imitadora medrosa, imitador é satanás. Recuse seguir a multidão seja corajoso, não seja um "Maria vai com as outras", busque direção do Espírito Santo, seja um soldado que não recue.
Não siga a multidão, pois o meu Deus nunca se importou com quantidades, mas sim com qualidades, seguir a multidão é sinal de incompetência pura, e covardia.
3. Mantenha-se firme
Dn 3:14 a 18 – 14 Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? 15 Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? 16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio. 17 Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. 18 E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Que coisa linda é vermos pessoas que realmente confiam em Deus com tanta certeza e demonstram isso com manifestação de tamanha coragem.
Eles se mantendo firmes resolutos mesmo diante da amedrontadora fornalha 7 vezes mais aquecida.
Deus está buscando, procurando os verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4:23),. Coragem para adorar a Deus desta maneira se posicionando contra toda baboseira que hoje leva o nome de adoração, mesmo diante de ameaças e chacotas.
É agora que se deve louvar ao Senhor, no calor da batalha corajosamente , ai é que se louva, na hora da luta é que se deve cantar. O cântico de vitoria é para aqueles que tiveram coragem para lutar.
4. Não tenha medo
Dn 3:19 - Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
Imagine você, estivesse agora diante de um rei que se achava deus, e tinha um histórico de grandes conquistas aterrorizadoras, e de repente seu rosto se transforma, ficando terrivelmente transtornado por ter sido contrariado, e olhando para você, ringindo os dentes. O que você faria?
Talvez voltássemos atrás, e resolvêssemos adorar a estátua.
É o que muitos crentes e muitas igrejas tem feito, não tem suportado a pressão do diabo A IRA DO MUNDO CONTRA ELA por meio de seus valores e costumes. Então com medo de perder muitas coisas fúteis e obsoletas , com prestigio, popularidade influencia ECT. Espiritualmente falando, ela  tem se dobrado diante do Deus entretenimento,  do deus pragmatismo, do deus tolerância etc.
Mas eles não tiveram medo de cara feia.
Amados irmãos. A bíblia diz que o nosso inimigo fica ameaçando, amedrontando, rugindo como um leão em nosso derredor querendo nos tragar (I Pe 5:8). Tentando nos intimidar, pondo medo em nos, mas devemos resistir corajosamente com nossa confiança posta em Deus.
Ele não vai conseguir se você se apegar a Deus. Por isso encare seu inimigo arme-se com a armadura de Deus de (Ef.6) pois o Senhor não nos deu espírito de medo, mas de coragem, de força, de bravura (II Tm 1:7).
Creia que você pode enfrentar este problema que você está passando, tenha coragem, como nossos irmãos, que mesmo Nabucodonosor fazendo a maior cara feia do mundo eles ainda puderam ter um sorriso em seus corações, pois eles sabiam que na hora certa Deus enviaria o socorro, e se ele não enviasse o socorro, cara feia não iria fazê-los perderem a benção. Eu sei que você pode.

Conclusão
É preciso coragem para renunciar a velha vida, é preciso coragem para renunciar as coisas do mundo.
É preciso coragem para seguir a Jesus.
Persevere no nome do Senhor, Ele te ama e enviará o socorro. CORAGEM.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário